Gabriel Manetti e Fabio Freire, idealizadores do Beatles para Crianças
Gabriel Manetti e Fabio Freire, idealizadores do Beatles para Crianças (Instagram)
Reportagem Especial

Beatles para Crianças mantém ritmo para férias escolares

Os caras não param. Nunca ficaram parados. E não seria agora que eles deixariam de levar a música dos Beatles para as crianças. Mesmo sem poder manter o ritmo de shows de outras férias escolares, a banda Beatles para Crianças terá agenda cheia neste mês de julho.

“Uma coisa que a gente sempre fez e agora só acentuou é que sempre inventamos muita coisa.”

Fabio Freire

Beatles para Crianças, ou BPC, é um projeto idealizado por Fabio Freire, educador, músico e diretor musical, em parceria com Gabriel Manetti, vocalista, ator e arte-educador. O grupo ainda conta com Eduardo Puperi na guitarra e teclado, Johnny Frateschi no contrabaixo e Humberto Zigler na bateria.

Desde 2014 na ativa, o grupo tem centenas de shows por todo o país no currículo. No entanto, o BPC foi mais um impactado pela quarentena imposta pela pandemia de covid-19. ‘No fim das contas, nos ferramos muito’, conta Fabio. ‘Somos músicos e artistas, de uma forma em geral, estão desesperados porque os trabalhos acabaram’, continua.

A partir daí Fabio e Gabriel usaram a criatividade para criar e manter o contato com seu público via redes sociais. ‘Fomos um dos primeiros grupos infantis que levantou a mão e disse vamos fazer coisas diferentes todos os dias para vocês‘, explica Fabio.

Em seu canal no Instagram, o BPC publica diariamente algum vídeo ou atividade para interagir com as crianças, como conta o músico. ‘Já tínhamos coisas gravadas, de clipes, histórias, oficina de construção de instrumentos. Inventamos as Histórias Beatlemaníacas, inspiradas nas músicas dos Beatles’.

Fabio revela, inclusive, da nova série no canal. ‘Acabamos de inventar O Segredo dos Instrumentos. Nosso baterista está mostrando agora. Eu vou falar de instrumentos de cordas. O Gabriel de livros para crianças. Sem parar’, avisa o músico.

PLATEIA MOTORIZADA
Apesar de essa presença online diária estar na programação do BPC, Fábio revela também os planos para um novo show, mas por enquanto em drive-ins. ‘Estamos com propostas. Temos pelo menos uns cinco lugares em que devemos fazer os shows, mas com as pessoas nos carros’, explica.

Para estes shows, a banda não deve ter novidades. ‘O show do drive-in vai ser o mesmo, mas com umas adaptações para a galera brincar de dentro dos carros’, diz Fabio.

Mas também há novidades no caminho, além do formato em drive-in. ‘Durante a pandemia criamos um novo show, totalmente pensado para ser online. Vai se chamar A Misteriosa Viagem Mágica. Eu meio no ócio aprendi a fazer animação e criamos uma projeção toda nova. Estamos negociando para fazer apresentações online’.

Fabio dá mais detalhes sobre o novo show. ‘É uma história nova. Vamos viajar e conhecer os planetas. E cada planeta é um dos Beatles’, explica. Como haverá músicas que ainda não entraram nos outros shows, os músicos vão se preparar da forma como for possível. ‘Precisa ensaiar mesmo. Então estamos meio que ‘estuda aí’. No dia do show a gente dá uma repassada’, conta o músico.

SHOW EM CASA, QUANDO QUISER
A pandemia também atrapalhou um outro lançamento do BPC. Mas, mesmo assim, o Beatles para Crianças conseguiu colocar seu DVD (Beatles para Crianças – Meu Primeiro Show de Rock; R$ 30,00 no PagSeguro) no mercado. ‘Gravamos o ano passado, com capa e tudo. Em maio faríamos um show de lançamento. O digital já estava pronto, então em 6 de abril lançamos online’, diz Fábio.

‘As pessoas compram e recebem um link. O (DVD) físico ficou pronto agora’, conta o músico, sem ainda um plano para conseguir distribuir. ‘É o show, mas viramos desenho. Tem uma hora que eu estou tocando e eu mesmo de bonequinho pulo no meu ombro’, diverte-se.

Conheça mais sobre o Beatles para Crianças

Loja Bem Rock